No ar: -

Thomé perde “por pouco” em San Alberto, mas dois brasileiros se elegem prefeitos de cidades do Paraguai

Categorias:
Paraguai

Ainda não foi desta vez que Santa Rita, principal reduto brasileiro no interior do Paraguai, conseguiu eleger um brasiguaio como prefeito da cidade.

O brasileiro Valter Mensch, ex-vereador e candidato do Movimento Independente Todos por Santa Rita, amargou a segunda colocação.

O grande vencedor do pleito foi o colorado Concepción Rodríguez Arzamendia.

Também foi derrotado em San Alberto o ex-vereador de Santa Helena Isalino Thomé, que perdeu a eleição para o colorado Luiz Alberto Franco Chaves, por uma diferença de pouco mais de 100 votos.
Luis Franco garante que seu governo será transparente, partitipativo, e fará de San Alberto um dos melhores municípios do norte paraguaio

Os colorados conseguiram ainda um total de 7 vagas na Câmara de Vereadores, ficando as demais divididas entre encontristas, oviedistas e liberais.

Em San Alberto a eleição de ontem se deu sob clima de uma particularidade, já que o atual prefeito Romildo Maia perdeu as internas e provocou uma crise dentro do Partido Colorado.

Mesmo sendo presidente da seccional colorada de San Alberto, o prefeito Maia decidiu apoiar a candidatura de Isalino Thomé, atualmente vereador também pelo Partido Colorado, mas que foi lançado por uma chapa negociada com o Partido Encontro Nacional.

Mas, por outro lado, em outras cidades do Paraguai pelo menos dois prefeitos de origem brasileira foram eleitos.

São eles Joaquim Lopes Matheus, em Santa Fe del Paraná; e Vilmar “Neneco” Acosta Marques, em Ypehú.

Em Katueté, Edson Weber, ex-morador de Pato Bragado, município lindeiro ao Lago de Itaipu, elegeu-se vereador.

Nas duas principais cidades do Paraguai, bem como no resto do país, o Partido Colorado foi o grande vencedor, enquanto que ficou evidente uma expressiva derrota do partido do presidente Fernando Lugo e seus aliados.

Em Assunção os colorados retomaram a prefeitura com a eleição de Arnaldo Samaniego, que derrotou o candidato do partido do presidente Fernando Lugo, Miguel Carrizosa.

Em Ciudad Del Este, a segunda mais importante do país e capital do departamento de Alto Paraná, que faz divisa com o Brasil, a atual prefeita Sandra  Mac Leod, venceu a eleição com grande margem de vantagem.

O resultado da eleição de ontem no Paraguai indica que os colorados, apeados do poder pelo bispo Lugo e partidos de esquerda, devem vir, juntamente com outros partidos aliados, com muita força para tentar retomar o Governo na eleição presidencial de 2013.

Rádio Grande Lago - AM 580